
CUIDADOS DE ENFERMAGEM A PACIENTE EM USO DE DISPOSITIVOS MÉDICOS

Sobre o Curso
Pacientes dependentes de dispositivos médicos são geralmente aqueles que estão gravemente enfermos e internados em Unidades de Terapia Intensiva.
A assistência de enfermagem no contexto da terapia intensiva tem evoluído significativamente ao longo dos anos e acompanha o surgimento de procedimentos cada vez mais complexos e uso de dispositivos médicos, que embora essenciais no cuidado aos pacientes críticos, podem causar eventos adversos como as lesões por pressão relacionadas a dispositivos médicos (LP RDM), aplicados para fins diagnósticos e terapêuticos.
As LP RDM podem se desenvolver em qualquer parte do corpo em que os dispositivos médicos estejam inseridos, sendo as mais comumente relatadas a cabeça, face, pescoço e extremidades, associadas principalmente a dispositivos de imobilização como talas, colares cervicais; e dispositivos respiratórios como tubos endotraqueais, traqueostomia e máscaras de ventilação não invasiva.
A equipe de enfermagem exerce papel fundamental na identificação e realização de cuidados para prevenir e/ou minimizar a ocorrência das LP RDM. Contudo, esses profissionais nem sempre estão preparados ou conhecem os riscos dos dispositivos médicos no desenvolvimento de lesões.
O Curso objetiva sensibilizar o enfermeiro para a temática com dados epidemiológicos recentes sobre a prevalência de LP RDM; refletir sobre as condições gerais para atendimento das necessidades desses pacientes, desenvolvendo atitudes e habilidades técnicas específicas para a realização da assistência de enfermagem de qualidade em diferentes cenários de cuidado no Brasil, devido às distintas realidades assistenciais.
Professor (a)
-
-
