
GESTÃO DO CUIDADO AO PACIENTE OSTOMIZADO
Sobre o Curso
A pessoa que se submete a uma ostomia temporária ou permanente passa por um doloroso processo de aceitação de sua imagem corporal e, por vezes, é acometida pela sensação de mutilação e rejeição de si mesmo, exigindo dos profissionais de saúde atenção especial aos aspectos emocionais e sociais, além do cuidado com o estoma.
A estomaterapia é a especialidade responsável pelo cuidado da pele, destinada ao tratamento de pacientes que apresentam feridas agudas e crônicas, fístulas e inserção de cateteres e drenos, onde se incluem as ostomias.
Contudo, na vida real, a assistência ao ostomizado é realizada por enfermeiros que atuam em diferentes serviços e especialidades, requerendo do profissional conhecimento e habilidades mínimas para realizar a troca do dispositivo e orientar sobre aspectos essenciais do autocuidado.
O curso objetiva desenvolver no enfermeiro, as habilidades e competências específicas e socioemocionais, necessárias para cuidar do paciente desde o momento do diagnóstico e da indicação da realização de uma ostomia, até o período de reabilitação, com ênfase no autocuidado para a continuidade após a alta hospitalar. Aborda experiências exitosas, estratégias de ação e protocolos de cuidado.
Professor (a)
-
-
