top of page
Template Slides Cognitiva (1).png

COVID-19 E A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NAS DOENÇAS INFECCIOSAS EMERGENTES

3_edited.png

Sobre o Curso

Doenças emergentes são doenças infecciosas novas ou identificadas recentemente que causam impacto no ser humano devido sua gravidade e tendência de aumento da incidência nas últimas décadas ou em um futuro próximo. A maioria dessas infecções são virais e se desencadeiam pela atividade humana, em especial pela pressão demográfica, a qual modifica o meio ambiente.
A Covid-19 (Coronavirus Disease 2019) é uma doença emergente, aguda causada por um coronavírus altamente contagioso, identificado pelo Comitê Internacional de Taxonomia do Vírus como SARS-CoV-2 (Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2), um coronavírus de alta transmissibilidade entre a população humana, mas uma parcela dos infectados é assintomática ou desenvolve a doença em sua forma leve.
Estima-se que 15% dos acometidos pela doença necessitem de internação e destes, cerca de 5% evoluem com gravidade e demandam cuidados intensivos, entre os quais a mortalidade é cerca de 60%.
A abrangência das consequências da Covid 19 são ainda pouco conhecidas, mas sabe-se que o processo inflamatório exacerbado desencadeado pelo novo coronavírus, chamado de tempestade inflamatória, que afeta principalmente pulmões e rins, também pode desencadear sequelas permanentes, que somadas aos impactos da internação na mobilidade e na circulação, levam à uma reabilitação longa e requerem cuidados especializados.
Assim como outras viroses, ao final da pandemia, a Covid-19 tende a se manter como uma doença endêmica, que exigirá do enfermeiro o conhecimento para garantir uma assistência segura e qualificada.
Apropriar-se de conceitos, compreender a história natural da doença Covid-19, e desenvolver habilidades para realizar a assistência qualificada aos pacientes, para além de adquirir competências específicas relativas à Covid-19, reflete a respeito da assistência de enfermagem segura em futuros contextos sob outras infecções emergentes ou reemergentes.

O curso tem por objetivo atualizar os enfermeiros nos protocolos relacionados aos cuidados de enfermagem na assistência ao paciente sintomático de Covid-19, com destaque para a assistência de enfermagem no período de internação em UTI no período de reabilitação pós-Covid.

Tópicos:
• Epidemiologia das doenças causadas por vírus respiratórios emergentes
• COVID-19: Protocolos nacionais para manejo de casos suspeitos e confirmados
• Assistência de Enfermagem ao paciente com COVID-19
• COVID-19 na Unidade de Terapia Intensiva
• Síndrome Pós-Covid – situações/quadros clínicos mais prevalentes

Professor (a)

Prof. Dr. Cristiano J. M. Pinto

Enfermeiro graduado pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP, e Mestre em Enfermagem pela UNICAMP. Possui sólida carreira na docência e na gestão do ensino de Graduação de Enfermagem e pós graduação, sempre associada à experiência como enfermeiro em UTI. Atualmente é Enfermeiro da Unidade Respiratória do Hospital Municipal de Paulínia - SP, e docente no Centro Universitário de Paulínia (UNIFACP).

Design sem nome (47).png
Modalidade
online/ sícrono
Design sem nome (54).png
Carga Horária
30 horas
Design sem nome (48).png
Certificação
Um certificado será emitido ao término do curso
Design sem nome (61).png
Design sem nome (61).png
Design sem nome (61).png
Tipo de curso
Curso de Extensão
PARA SABER MAIS, ENTRE EM CONTATO CONOSCO!
Concordo em receber e-mails com promoções ou informações sobre os cursos

Sua mensagem foi enviada, retornaremos em breve!

bottom of page